Páginas

segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

2013

A noite chega, então é hora de virar a página, cruzar os dedos e fazer promessas. As pessoas se abraçam e se desejam as melhores coisas, como se essas fossem feitas para serem desejadas somente em datas especiais. Os abraços são mais quentes, mais poderosos e, neles, cabemos todos. O mundo se aperta e as pessoas ficam próximas, sorridentes. Todos estão felizes e os rostos taciturnos vão embora.
O céu escurece dizendo que um ano acaba, então quem está longe te liga dizendo que te ama, e que lhe quer bem, você emudece em si e sente-se culpado por não estar com essa pessoa. Os olhos fecham-se com força e você balbucia "que assim seja para nós". De uma hora para outra, "nós" existe como "eu" existe. Todo mundo pensa em todo mundo. Não basta ter um bom ano para si, todos tem de ter.
Bom seria se meia noite fosse para sempre. Estouram-se fogos de felicidade no céu de cada um. Todos têm um plano e, enquanto a noite não acaba, todos querem pô-los em prática. Realizar o bem. Fazer-bem. E ser presença na vida de pessoas queridas.
À meia noite, eu abracei cada pessoa que eu amo. Abracei com braços e com mente. Pois carrego muitas outras por dentro de mim que nem sequer viram meus olhos de perto. Abracei-as com o coração.
Dois mil e doze vezes eu sorri, dois mil e doze vezes eu chorei. Conheci duas mil e doze pessoas, me apaixonei por duas mil e doze outras. Quis fugir de dois mil e doze problemas, superei outros mil. A vida é cíclica, uma aventura. Há sempre dois mil e mais alguns motivos para se querer meter a mochila nas costas e seguir passadas adiante.
O ano vira e nós viramos juntos, de mãos dadas, para o desconhecido. Ninguém sabe quantas coisas virão e quantas outras deixarão de ser. Sabemos só que temos planos, guias, e uma vida para edificar. As mãos de cada um são o próprio Deus dizendo o mapa a ser seguido.
Que 2013 traga as edificações dos sonhos, afaste o que nos fez sofrer, aproxime as escadas da vida, faça nossos braços maiores para alcançar aquelas coisas lá no alto, onde ninguém mais vê, somente você...
Pense em um passarinho preso em uma gaiola, cujas grades são feitas de ferro que não enferruja nunca. Esse passarinho olha o céu de dentro da gaiola e pensa o quão grande e azul aquilo tudo é, então, imagina-se voando por ele, conhecendo-o. Vê-se batendo as asas por cima das nuvens brancas que desenham a paisagem, por cima das montanhas cobertas do verde mais puro que existe.
Dentro da gaiola, em cima, presa em um cordão, há uma chave. Essa chave é o que liberta o passarinho. Basta-lhe voar, bater as asinhas ali dentro mesmo, bicar a chave e, então, perder-se no azul do infinito. No entanto, fizeram o passarinho acreditar que, entre seu bico e as chaves, há um tecido tênue e perigoso. Deram-lhe o nome de medo. O que impede as batidas de asas é a presença desse tecido. E então o passarinho encosta sua cabecinha em uma das grades e põe-se a imaginar o quão perigoso arriscar-se no azul deve ser. E é!
Você nunca vai saber se o azul é fértil ou infértil, se é bom ou ruim. É aquela estória de ninguém testar a profundidade de um rio usando as duas pernas. Não... O passarinho não sairia de onde está somente para conhecer o mundo em frente. Ele prefere aquietar-se em seu mundo limitado e ali dormir.
Agora, pense que você é esse passarinho e que 2013 é o Céu azul. O tecido são os seus medos e, a chave acima, as oportunidades. Você tem duas asas e um bico para poder tentar não ser esse passarinho. Tem sim.

Feliz 2013!

CLARISSA DAMASCENO MELO

2 comentários:

  1. *o* uma amante do latim?
    hehehe, espero que sim.
    faço Letras e tive a oportunidade de estudar Latim no semestre passado, me apaixonei!
    Gostei MUITO do seu texto, em realidade o blog todo é muito bem escrito, meus parabéns.
    Destaquei minha parte favorita: "De uma hora para outra, "nós" existe como "eu" existe. Todo mundo pensa em todo mundo. Não basta ter um bom ano para si, todos tem de ter.
    Bom seria se meia noite fosse para sempre."

    Espero que possa visitar meu blog, e seguir também se gostar.
    PS: por que cruz? sempre ouço as pessoas perguntrem o por que do nome do meu blog, e agora também fiquei curiosa, hehehe
    Beijos!

    Carol,
    http://caixa-a-a.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Obrigada!

    Bem, eu já recebi críticas ferrenhas sobre o nome do meu blog. Disseram-me ser blasfêmia, etc, etc, mas, para essas coisas eu viro um ouvido surdo. Escolhi Via Crucis pois este é o caminho que Cristo caminhou com sua cruz nas costas.

    Quando você escreve - seja lá quais são os seus motivos (paixão, desabafo, etc) -, você carrega uma cruz nas costas.

    Visitarei seu blog.
    beijos.

    ResponderExcluir