Páginas

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Parênteses Nordestinos.

Parece estar se tornando clichê, mas, infelizmente, é mais uma dura realidade que o Nordeste enfrenta: Preconceito internetês. 
Dia desses, li um absurdo. Um cara que se diz culto (e inteligentíssimo), disse que o grande número de nordestinos no estado em que ele mora é o que acarreta o atraso social de lá, porque nós, nordestinos, somos vagabundos e incompetentes (por querer crescer na vida usan
do o estado dos outros). (?????????)
Ainda fez piadinhas de mal gosto e perguntou-me o que um nordestino responderia caso fosse interrogado sobre a Revolução Francesa e como ela poderia influenciar seu voto hoje. (Pensando, ele, que eu nada responderia). Quando o ameaçaram de processo, calou o bico e tentou desdizer todas as ofensas (pior da história: encontrou quem o apoiasse...)
Talvez digam que isso tudo é muito normal e blábláblá, mas, para mim, não é. Como assim, mané, ouvir que o lugar em que você mora fabrica gente incompetente e usurária?! (ISSO É NORMAL??????)
Com o apagão, aí é que as redes sociais encheram-se de piadas recheadas de ofensas (NO NORDESTE TEM LUZ ELÉTRICA??? COMASSIM BRASIL?) Pois então, o Nordeste é a terceira região do país mais industrializada, fica atrás do SE e SUL, e, a cada ano, desenvolve-se ainda mais. (RÁ, MANÉ, TU SABIA DISSO?! NÃO????)
Cansei de ler histórias de Nordestinos que saem de seus estados para estudar, trabalhar, etc e, quando chegam a seus destinos, são surrados e ofendidos. A seca, a fome, a miséria... são realidades sociais que se enfrenta por aqui (Mas, como já disse acima, o Nordeste têm sabido conciliar seus problemas com seu progresso).
Então, me pergunto: É DIFÍCIL ENTENDER QUE O BRASIL É UM SÓ?
Pois, de Norte a Sul, tudo o que vejo é BRASIL. Tudo o que sinto, é BRASIL, tudo o que amo... é BRASIL.





CLARISSA DAMASCENO MELO

Nenhum comentário:

Postar um comentário